Uma segunda vida
A coisa mais fantástica em Crossing é que há milhares de coisas para se fazer a todo momento. Logo no início você já deve fazer umas pequenas escolhas que serão bem importantes (como o nome, sexo, cor favorita, etc... do seu personagem). Logo depois, você deve acertar a hora do relógio interno. Esse talvez seja o ponto fundamental de Animal Crossing: é o relógio que determina quando as coisas acontecem. Por exemplo, a missa acontece pela manhã, um inseto raro só aparece durante certa parte da noite ou um certo personagem só aceita conversar a tarde. Para participar do acontecimento você deve estar lá no local, hora e data estipulado, que serão exatamente iguais aos do mundo real! Se perder a hora, já era.
As estações do ano também possuem um papel importantíssimo no sistema do game. Elas também seguem o padrão do mundo real e adicionam características particulares no ambiente do game. Crossing cativou muita gente graças ao seu poder de customisação. O número de itens presente é impressionante. E eles vão desde utensílios para serem usados em atividades até móveis para adornar sua casa. Juntando tudo isso aos minigames de pesca, fazer compras, caçar insetos, trabalhar e jogar clássicos do NES, torna o game praticamente infinito.
Aliás, os clássicos do NES presentes são um adicional muito gratificante para o jogador. Estão disponíveis: Pinball, Golf, Balloon Fight, Tennis, Baseball, Donkey Kong, Donkey Kong 3, Wario Woods, Donkey Kong Jr., Soccer, Excitebike, CluCluLand, CluCluLand D e Punch Out!!. Todos são clássicos absolutos e valem uma jogada.
Conectando e criando
O processo e as possibilidades de criação são muitas no game. Você pode criar suas roupas e dar a cara que quiser ao seu personagem. E isso é muito importante para o segundo trunfo do game: as possibilidades de conectar os diversos saves. Quatro jogadores diferentes podem criar uma casa em uma mesma aldeia e interagir entre si. Mas se você preferir pode dar uma voltinha no vilarejo de seu amigo e permitir que ele visite a sua e interaja com os personagens e até mesmo ceder itens pra você.
O game também tem suporte a conexão com o Game Boy Advance, onde o jogador pode acessar áreas inéditas e suporte ao E-reader, o leitor de códigos de barras que oferece itens e personagens diferentes. Infelizmente, somente as versões japonesa e australiana oferecem esse tipo de suporte.
Recepção da crítica e do público
Animal Crossing superou todas as expectativas, até mesmo da Nintendo. Ao todo foram vendidas mais de 5 milhões de unidades no mundo todo. Nem em seus maiores sonhos a Nintendo esperava que o game fizesse tanto sucesso. O canal americano G4 XPlay, chegou a eleger o game o 7º melhor game do GameCube. Nos reviews, mais elogios: a revista americana EGM fez um review especial e deu as notas 9/9,5/9 – destacando a grandiosidade e o carisma do game. As demais avaliações ficaram nesse nível, entre 8 e 9 com alguns poucos veículos não apreciando a magnífica experiência que o game proporciona.
Finalizando
Animal Crossing exige muita dedicação. Quem estiver disposto a dar a ele a atenção que merece não vai se arrepender. É um game maravilhoso, completo e complexo, cheio de desafio e de diversão. Tem carisma de sobra e me arrisco a dizer que é o verdadeiro Second Life. Grandioso e interminável. Assim é Animal Crossing.
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