11 março 2008

Top 10 Nes

Nintendo Entertainment System, ou para muitos jogadores ocidentais o popular NES, iniciou sua carreira no Japão com o nome de Family Computer, ou Famicom em 1983, Mario e Popeye traziam a linha de frente dos lançamentos para a luta com o Atari.
Em toda sua vida útil, o NES teve grandes lançamentos, cultuados até hoje no mundo dos games, fazer um Top 10 dos maiores jogos é uma tarefa difícil, muitos jogos ficarão de fora, mas coube a eu listar os melhores e vamos a eles:




10 – TMNT 3 –The Manhattan Project


Iniciada nos arcades em meados de 1980, as famosas Tartarugas Ninja iniciaram sua escalada de sucesso também no NES, o videogame da Big N ganhou 3 versões deste clássico, no qual destaco o ultimo.
Lançado em 1992, The Manhattan Project fechou a trilogia no Nes com alta qualidade, Leonardo e Raphael se destacavam como os melhores personagens, as fases continham uma grande qualidade, inimigos variados, ótima jogabilidade e som, na época existia um desenho paralelo aos jogos, fato este que aumentava a popularidade das tartarugas, uma grande pedida pra quem procura algumas horinhas de diversão no bom e velho Nes.



9- Battletoads


Lançado pela Rare em 1991 para o NES é tido por muitos como o jogo mais bonito do console, tamanho elogio não é à toa, gráficos incríveis, som arrasador e jogabilidade fantástica fazem desse jogão um dos melhores do NES.
Porem poucos até hoje conseguiram terminar este jogo no NES, a dificuldade era impressionante, a lendária terceira fase é o pesadelo de muitos, hoje em dia com os emuladores e seus saves/load as coisas ficaram mais fáceis, se você procura dificuldade e qualidade aliados, desafie Battletoads para um contra.



8- Contra


Outro clássico iniciado nos arcades, Contra foi lançado pela Konami para o NES em 1988, a grande dificuldade dos arcades, foi amenizada um pouco, mas nada que o torne fácil. Você começa o jogo com um simples rifle porem o jogo demonstra grande variedade de armas e fases, o tiroteio frenético e com o esquema, acertou morreu faz de Contra um dos melhores jogos de ação do NES, os gráficos fazem sua parte e coloca você em uma terrível guerra contra os aliens, jogabilidade e som acompanham a qualidade, se procura desafio encare Contra, você não se arrependerá.



7- Dragon Quest


Lançado pela Enix em 1986, Dragon Quest conta à estória de um
herói lendário de Loto, enfrentando o malvado Ryuou (rei dragão) saga esta que dura até a terceira versão do jogo lançado também para o NES, com desenhos de Akira Toriyama e música de Koichi Sugiama, fez estória como precursor do gênero.
Yuji Horii foi o nome mais importante por trás de Dragon Quest, o jogo foi um grande sucesso de vendas e criticas, para ajudar a popularizar ainda mais o jogo, no Japão foi criado um desenho, Fly era um guerreiro que enfrentava os inimigos em um reino, desenho este que desembarcou no Brasil com grande sucesso, fez de Dragon Quest uma série que no Japão rivaliza a preferência dos gamers com Final Fantasy.


6- Final Fantasy


Lançado em 1987 pela Square Soft, Final Fantasy foi a ultima cartada da softhouse antes de abrir falência, com um esquema de turnos parecido com Dragon Quest, Final Fantasy não só livrou a Square da falência como a colocou no topo junto com a Enix e seu Dragon Quest.
O esquema de jogo consiste em controlar um grupo de 4 guerreiros (light warrior), juntos eles buscarão forças para enfrentar os inimigos e trazer a luz de volta aos Orbs.
Final Fantasy foi um dos mais influentes e bem sucedidos RPGs do nosso Nes, e desempenhou um papel importante na popularização do gênero após Dragon Quest, se gosta de RPG e ainda não sabe como eles eram antigamente, ta aí uma ótima pedida.


5- Castlevania 3 – Dracula’s Curse


Lançado pela Konami em 1990, Castlevania 3 é apontado como o melhor Castlevania do NES, ele encerrou a trilogia no console da Big N com chave de ouro, com o Castlevania original, a Konami deu um ritmo mais focado a ação, na segunda versão, o estilo RPG não agradou a todos, com isso Castlevania 3 voltou ao estilo clássico e criou inovações para a franquia.
Os gráficos são superiores as versões passadas, podendo notar muitos detalhes ao fundo, o som como já é tradição uma obra prima, a jogabilidade esta muito mais suave do que o original e a dificuldade um pouco atenuada, fechar qualquer Castlevania no Nes é uma tarefa pra poucos, se procura saber como tudo começou, o clã Belmont lhe aguarda nessa versão.


4- Megaman



Lançado em 1987 pela Capcom, Megaman revolucionou o gênero plataformas, sua primeira versão sumiu das prateleiras em poucos dias, fato este que se repetiu nas 5 versões seguintes. Keiji Inafune criou Megaman com o Jan Kem Po em mente, precisava enfrentar os inimigos na ordem certa, para utilizar suas armas de maneira eficaz, no fim aparecia à fortaleza do Dr Willy como ultimo desafio, a exemplo de Dragon Quest, Megaman ganhou uma versão animada baseada na primeira aventura do robozinho azul, com seu nome na estória dos games, Megaman é uma ótima pedida para quem curte jogos em plataformas e para quem não conhece uma oportunidade de reviver a era de ouro desse grande herói.


3- Metroid


Lançado em 1986 para o Famicom, Metroid estreou no Japão com grande sucesso, você controlava Samus Aran, com a temática de exploração, o jogador buscava novas fases e armas para a heroína, novos chefes eram encontrados e novos caminhos alcançados, o objetivo principal era colher novos power ups que facilitassem nossa vida.
A jogabilidade foi um dos trunfos de Gunpei Yokoi para o sucesso de Metroid, controlar Samus não era difícil, a dificuldade era normal, nada que o fizesse jogar o controle na parede, a parte sonora cumpria seu papel de imersão ao jogo juntamente com os gráficos, pra aqueles que se acostumaram com a versão FPS de Prime, uma ótima chance de conhecer um dos jogos do mestre Gunpei Yokoi, Metroid é um dos maiores jogos do NES, se quiser enfrentar este desafio Mother Brain o espera.



2- The Legend Of Zelda



Lançado em 1987 pelas mãos mágicas de Shigeru Miyamoto, você encarna as aventuras de Link em busca da princesa Zelda seqüestrada pelo vilão Ganom, o palco dessa aventura de chama Hyrule e seu objetivo é encontrar os 8 fragmentos para formar a Triforce, um poderoso artefato.
Shigeru é conhecido pela sua mente brilhante, mas com Zelda isso foi ao ápice, com uma estória cativante e bem amarrada o lendário produtor mostrou sua versatilidade em criação de jogos, você começa o jogo com apenas um escudo, a espada está em uma caverna no inicio do jogo, daí pra frente é conversar com todos para obter dicas para prosseguir na estória, será necessário encontrar masmorras, calabouços e passagens secretas a fim de encontrar todos os objetos necessários, muitos inimigos o esperam nesse clássico dos videogames.
Zelda foi precursor no gênero RPG/Ação, os gráficos faziam bonito, a parte sonora era incrível, controlar Link era fácil e agradável, não é difícil imaginar o porque desse sucesso todo, se você nunca jogou Zelda está perdendo uma das maiores obras primas feita pela Nintendo, digo Shigeru Miyamoto.





1-Super Mario Bros 3


Lançado em 1989 pelas mãos de Shigeru Miyamoto, Super Mario 3 foi o maior sucesso de vendas de software até os dias de hoje, um filme foi produzido para apresentar ao mundo o jogo, O Gênio do Videogame contava a estória de um garoto prodígio na arte dos jogos, em meio a muitas aventuras ele se vê em um campeonato de videogame, o ultimo desafio era encarar um jogo inédito, nada mais nada menos que Super Mario Bros 3.
Mario 3 adicionou novos ares a série, continha mapas gigantes das fases, novos power ups de transformação e uma simplicidade na maneira de jogar, muitos inimigos faziam sua estréia no universo Mario, pegar o navio das moedas, jogar o jogo da memória, ou o caça níqueis enfim o foco principal da aventura era salvar a princesa porem o divertimento estava nesses mini-games, quem nunca perdeu os cabelos para encontrar a famosa flauta, muito desses ingredientes fizeram de Super Mario 3 o melhor jogo de Nes, o mais divertido de ser jogado, e até hoje faz sucesso com diversos remakes lançados, se nunca teve a oportunidade de experimentar esse jogo, este é o momento, seu irmão mais velho, seu pai, com certeza alguém da sua família já ouviu falar desse jogo, um marco pela sua qualidade e pela sua criatividade.



Bem, esse Top 10 Nes tem como objetivo apresentar aos mais novos os jogos que fizeram sucesso no mundo antigamente, muitos desses jogos continuam hoje na atividade, porem outros foram esquecidos no tempo, se tem curiosidade de saber como eram os jogos antes dessa revolução toda na era 3D, está aí uma lista boa para um começo, aguarde que mais pra frente, faremos matérias sobre os jogos esquecidos, antigas perolas que ainda podem ser lapidadas, obrigado a todos.


Neo

Nenhum comentário: