08 março 2008

Retrospectiva GC #5: Super Smash Bros. Melee

Quando o primeiro Super Smash Bros. saiu, muita gente teve o pensamento: Como a Nintendo não pensou nisso antes? Juntar seus maiores ícones num game de luta totalmente descerebrado e focado exclusivamente na diversão é uma idéia pensável, mas ao mesmo tempo brilhante. Quase 3 anos depois, o game ganhava sua primeira continuação, recheada de diversão e de momentos memoráveis. Vamos resumir os principais sentimentos de quem jogou Super Smash Bros. Melee.

Apresentação brilhante

Melee apresenta ao todo 25 personagens jogáveis (Peach, Mario, Donkey Kong, Nana e Popo (Ice Climber), Link, Fox, Kirby, Samus, Falcom, Bowser, Pikachu, Yoshi, Ness, Zelda, Jugglypuff, Dr. Mario, Ganondorf, Falco, Young Link, Pichu, Luigi, Mewtwo, Mr. Game & Watch, Roy e Marth). Cada um deles possui golpes exclusivos e poderes diferenciados. Claro que alguns queriam characters novos, mas é impossível de agradar a todos.

O grande trunfo de Melee eram seus modos de jogo. Desde o Targeting Test, com elementos de puzzle passando pelo multiplayer, todos tinham uma profundidade imensa e eram responsáveis por horas de diversão. O Event Match e o Multiman Melee então nem se falam. Mas o ponto mais grandioso do game sãos seus troféus. São 300 (!) diferentes que devem ser destravados de acordo com ações suas no jogo. E você vai suar para conseguir destravá-los. Alguns são simples, mas outros são praticamente impossíveis.

Os controles do game são excelentes. Com o botão A temos o ataque normal e com o B o especial. X e Y saltam e L e R defendem. Simples assim. Talvez pudessem exigir mais dos jogadores e possuir uma curva de aprendizagem maior. Mas cumprem perfeitamente o papel de ser amplamente fácil e competente para executar os golpes.

Visual estelar

http://img218.imageshack.us/img218/5168/smbscreen003yj9.jpg

As animações de Melee estão no nível das melhores que apareceram no GameCube. E olhe que o game saiu apenas um mês depois do lançamento do console. É claro que os gráficos apresentam imperfeições como serrilhamentos e algumas texturas pobres, mas isso é coisa de game da primeira geração de um console. Os efeitos de luz e sombra estão num nível razoável, sem comprometer o conjunto final.

A trilha sonora é ótima também. Você reconhecerá as músicas temas mais famosas com arranjos diferentes. As vozes dos personagens também são um show a parte, bem como os efeitos sonoros. Trabalho excelente.

Recepção

Super Smash Bros. Melle foi o game mais vendido do GameCube. Suas vendas totais ultrapassaram os 6 milhões de unidades. A crítica mundial simplesmente adorou as lutas malucas do game. O site americano IGN o avaliou com 9,6 e a Famitsu deu 37 pontos de 40. O game colecionou notas 10 e figurou nas listas de melhores games do ano de 2001. Na E3 do mesmo ano, foi eleito o melhor game de luta da feira.

Diversão sem limites

Melee se resume a diversão. E diversão das boas! Ainda o hoje o game é profundo, grandioso e muito bom de se jogar. Quem tem um GC certamente já conferiu como o game é bom e como ele é completo. Brawl, que sai amanhã dia 9, deve superá-lo. Imagine então o nível dele. Dá até medo.


Nenhum comentário: