11 março 2008

Restrospectiva Game Cube #7: Resident Evil

http://www.residentevil.meadowlute.net/wallpapers/remake-2_thumb.jpg


Resident Evil no Playstation era um game ótimo, mas com defeitos enormes. Sua dublagem terrível, seu visual contestável, sua jogabilidade problemática. Mesmo assim o game representou uma revolução completa nos games de ação. Para a época, Resident Evil era um primor. Mas somente em 2002 a força desse game foi comprovada com o Remake lançado para o GameCube. Era a primeira vez que um game realmente parecia de nova geração e a primeira vez que tínhamos medo, muito medo mesmo de um game. Com vocês Resident Evil:

Na escuridão se esconde o mal

Resident Evil não foi apenas um port da versão Playstation com visual melhorado. Muito mais que isso, ele reestruturou o game, acrescentando passagens inéditas na jogabilidade e no enredo além de mudar alguns acontecimentos de lugar. No fim, ele acabou não sendo só um game novo, como completamente imperdível.

Apesar de algumas adições o enredo era praticamente o mesmo. Em 1998 membros do grupo Alpha da STARS investigam uma área florestal onde membros de outro grupo, o Bravo, desapareceram misteriosamente. O Bravo Team foi enviado por Albert Wesker, responsável pelo STARS, para investigar na floresta estranhos incidentes que estavam acontecendo na região. Pessoas eram achadas mortas de uma forma que pareciam atacadas e comidas vivas e moradores afirmavam que tinham visto monstros nas montanhas. Assim que o grupo Alpha chega na floresta, percebe que a situação não é das melhores. Eles encontram o helicóptero do Bravo em chamas e um dos agentes é atacado pelos monstros que a população dizia ter visto. Portanto eles eram reais! O grupo resolve fugir e encontra abrigo em uma mansão supostamente abandonada no meio do lugar. Adivinhe do que o lugar está cheio?

Tão belo que assusta

http://www.umbrella-network.com/images/resident_evil/games/0/REmake%20Jill%20Costume1.jpg

O que mais chama a atenção em RE Remake é o impressionante trabalho de reconstrução dos ambientes originais do game. Tudo foi refeito de maneira incrível dando a sensação do jogador estar realmente preso em um lugar onde a única certeza é de que o seu destino é morrer. A sala principal da mansão foi refeita de uma maneira brilhante levando em conta desde a disposição dos quadros nas paredes até os feixes de iluminação nas janelas. O papel de parede corroído, as manchas de sangue pelo chão e as sombras como um todo completam o pacote assustador.

Os efeitos sonoros também são fabulosos. O som dos tiros, os gritos de horror dos zumbis, o trabalho de dublagem muito melhor (mas ainda não o ideal, ok) e o som dos tiros completam a atmosfera. Até hoje, seis anos depois, poucos games conseguiram superar o trabalho técnico da Capcom nesse Remake. É brilhante, é fabuloso e é impressionante.

Jogabilidade média conduz uma jornada praticamente nova

Os controles ainda não eram os mais apropriados para a série (o que só ocorreria em ResidentE vil 4, três anos depois). Ainda é duro movimentar os personagens e se locomover nos cenários. Ainda não é nada fácil usar a esquiva enquanto atira... Mas claro que com poucos minutos de jogo você já acostuma e fica tudo bem. Acostuma também a usar poucos itens e mais se proteger do que atirar, porque a munição é escassa. Mas é tão divertido fazer isso, que você nem vai se preocupar.

http://img.presence-pc.com/news/r/e/resevil_resized.jpg

Outra prova do bom trabalho feito pela Capcom no game são as novas áreas criadas especialmente para o Remake. As principais, fora da floresta, criam pontes no enredo para serem justificadas em outros games da série. Outras passagens, como a do tubarão, são tão diferentes do original que merecem ser designadas como novas.

Recepção da crítica e do público

Reviews
Publicação Nota
Thunderbolt
9 de 10
Electronic Gaming Monthly ? de 10
Famitsu ? de40
Game Informer 9,25 de10
GameSpot 8,9 de 10
GameSpy 91 100
IGN 9.0 de 10
Nintendo Power 9.8 de 10

Com tamanha qualidade, é claro que Resident Evil foi um enorme sucesso. Ao todo foram comercializadas mais de 1,3 milhões de unidades. Recebeu boas notas em praticamente todos os veículos da imprensa. Isso inclui desde as revistas excluasivas da Nintendo até medalhões como IGN (9.0) e GamePro (9,0). Recebeu nota 10 em seis veículos diferentes e poucas notas baixas (como um 7.0 do GameCritics). É um excelente game e foi recebido como ele é, além de receber muitos elogios pelo seu aspecto técnico e pelas novas e bem-vindas adições.

Finalizando: Até hoje é bom


Claro que Resident Evil não é tão bom quanto era em 2002. A culpa em parte é de Resident Evil 4 que simplesmente detonou qualquer game da série. Mas ele continua sendo não só divertido como um grande exemplo de como um Remake deve ser feito. Ports são porcos, remakes são fantásticos quase sempre. Quem curte Survival Horrors e ainda não jogou esse, não sabe o que perdeu. Envelheceu bem e mais do que tudo tem clima e classe. Resident Evil é um filme de terror daqueles que você não quer assistir, mas acaba sempre vendo. E o melhor se diverte muito com ele.


Nenhum comentário: