14 março 2008

Retrospectiva GameCube #10: Animal Crossing

Em 2000 Miyamoto deu uma declaração que sempre soa importante, a de que estava desenvolvendo um novo game. E mais, que o ponto central dele seria a comunicação. Quase um ano depois apareceram as primeiras imagens do tal jogo, o que fez com que muitas pessoas perguntassem se o mestre tinha enlouquecido. O visual mostrava um game com traços infantis, muita cor e personagens fofinhos. Animal Forest, como foi chamado, acabou saindo para o Nintendo 64 no Japão. Pouco mais de uma ano depois, o game ganhava uma continuação para o GameCube, com o nome de Animal Crossing. Mas contrariando o que muita gente poderia pensar, AC conseguiu quebrar a barreira do preconceito contra seus gráficos e se tornar uns dos melhores games do GameCube e um dos projetos mais brilhantes de Miyamoto. Crossing é um game que bebe da fonte da célebre frase: quem não se comunica, se trumbica!

Uma segunda vida

Animal Crossing Animal Crossing

A coisa mais fantástica em Crossing é que há milhares de coisas para se fazer a todo momento. Logo no início você já deve fazer umas pequenas escolhas que serão bem importantes (como o nome, sexo, cor favorita, etc... do seu personagem). Logo depois, você deve acertar a hora do relógio interno. Esse talvez seja o ponto fundamental de Animal Crossing: é o relógio que determina quando as coisas acontecem. Por exemplo, a missa acontece pela manhã, um inseto raro só aparece durante certa parte da noite ou um certo personagem só aceita conversar a tarde. Para participar do acontecimento você deve estar lá no local, hora e data estipulado, que serão exatamente iguais aos do mundo real! Se perder a hora, já era.

As estações do ano também possuem um papel importantíssimo no sistema do game. Elas também seguem o padrão do mundo real e adicionam características particulares no ambiente do game. Crossing cativou muita gente graças ao seu poder de customisação. O número de itens presente é impressionante. E eles vão desde utensílios para serem usados em atividades até móveis para adornar sua casa. Juntando tudo isso aos minigames de pesca, fazer compras, caçar insetos, trabalhar e jogar clássicos do NES, torna o game praticamente infinito.

Aliás, os clássicos do NES presentes são um adicional muito gratificante para o jogador. Estão disponíveis: Pinball, Golf, Balloon Fight, Tennis, Baseball, Donkey Kong, Donkey Kong 3, Wario Woods, Donkey Kong Jr., Soccer, Excitebike, CluCluLand, CluCluLand D e Punch Out!!. Todos são clássicos absolutos e valem uma jogada.

Conectando e criando


Animal CrossingAnimal Crossing

O processo e as possibilidades de criação são muitas no game. Você pode criar suas roupas e dar a cara que quiser ao seu personagem. E isso é muito importante para o segundo trunfo do game: as possibilidades de conectar os diversos saves. Quatro jogadores diferentes podem criar uma casa em uma mesma aldeia e interagir entre si. Mas se você preferir pode dar uma voltinha no vilarejo de seu amigo e permitir que ele visite a sua e interaja com os personagens e até mesmo ceder itens pra você.

O game também tem suporte a conexão com o Game Boy Advance, onde o jogador pode acessar áreas inéditas e suporte ao E-reader, o leitor de códigos de barras que oferece itens e personagens diferentes. Infelizmente, somente as versões japonesa e australiana oferecem esse tipo de suporte.

Recepção da crítica e do público

Animal Crossing superou todas as expectativas, até mesmo da Nintendo. Ao todo foram vendidas mais de 5 milhões de unidades no mundo todo. Nem em seus maiores sonhos a Nintendo esperava que o game fizesse tanto sucesso. O canal americano G4 XPlay, chegou a eleger o game o 7º melhor game do GameCube. Nos reviews, mais elogios: a revista americana EGM fez um review especial e deu as notas 9/9,5/9 – destacando a grandiosidade e o carisma do game. As demais avaliações ficaram nesse nível, entre 8 e 9 com alguns poucos veículos não apreciando a magnífica experiência que o game proporciona.

Finalizando

Animal Crossing exige muita dedicação. Quem estiver disposto a dar a ele a atenção que merece não vai se arrepender. É um game maravilhoso, completo e complexo, cheio de desafio e de diversão. Tem carisma de sobra e me arrisco a dizer que é o verdadeiro Second Life. Grandioso e interminável. Assim é Animal Crossing.

Nenhum comentário: