30 março 2008

Review: Sega Bass Fishing - Wii

[sega+bass.JPG]

O primeiro Sega Bass Fishing, que saiu para os Arcades japoneses num longínquo 1998 foi um game encantador. Era um dos primeiros simuladores de pesca feitos e seu grande trunfo era que se jogava com um joystick em forma de vara, bastante interessante e fácil de ser controlado além claro de divertido. Resultado: rapidamente o game ganhou o público japonês e foi um dos Arcades preferidos do pessoal de lá. Um ano depois, o Dreamcast ganhava um remake e agora quase dez anos depois do lançamento, o Wii recebe exatamente o game original. Sem quase nenhuma adição.

Eu pesco, tu pescas, nós não pescamos...

São quatro modos de jogo: Arcade, Tournament, Practice e Nature Trip. A principal novidade fica pelo Nature Trip onde o jogador viajará por diversas localidades para pescar espécies raras de peixes. No game as raças principais são quatro: red eye, smallmounth, Florida largermounth e Northern spike largermounth. Cada u

ma dessas raças é encontrada em locais diferentes, obrigando o jogador a enfrentar todos os lagos e rios para completar todas as espécies do game. Sega. Como sempre, a profundidade e a diversão estão condicionados no modo principal de jogo, o Tournament. E infelizmente ele não segura o game. É muito simples e as vezes meio tosco. O modo Nature é a principal inovação e acaba se tornando o principal atrtativo. Ele é uma espécie de simulação onde você pode escolher todas as principais características e opções da pescaria, desde o tipo de barco e linha como as condições climáticas. É interessante. São ao todo 15 estágios entre eles pequenos lagos, grandes rios caudalosos e estágios especiais como o lago chinês, já presente na versão Arcade do primeiro game.

O ponto fraco fica por conta pela falta dos modos online e multiplayer. Isso é simplesmente inadimissível nos dias de hoje, em que a concorrência é gigantesca. Com um modo online o game ofereceria uma experiência muito mais rica e recompensadora. Infelizmente, cada vez mais a Sega não aprende...

Gráficos da penúltima geração e jogabilidade mediana

Outra coisa que desagrada demais em Sega Bass Fishing é o visual completamente ridículo. Os modelos poligonais são os mesmos da placa Model 3, usada há 10 anos atrás. Os efeitos ganharam uma nova roupagem, a chuva é mais suave e os efeitos dos raios do sol são bonitos. Mas a movimentação é estranha e a animação deixa muito a desejar. O estilo visual é típicos de games Arcade como modelos poligonais grandes e indicadores de tela cheios de cores fortes. Esses indicadores informam o tempo que o jogador tem para terminar o estágio, a temperatura da água, o total de peixes pescados, a tensão da linha, entre outros. O limite de tempo dos estágios é suficiente no início, mas nas fases mais avançadas, o jogador terá que demonstrar habilidade para conseguir terminá-los.

A trilha sonora é praticamente inexistente. O que é aceitável em um game de pesca. Apesar disso, os efeitos sonoros são bem feitos, o som da água principalmente é bastante interessante.

A jogabilidade é interessante. Com o Remote, ela ficou muito mais precisa e ao mesmo tempo complexa. Do seu barco você escolhe onde quer jogar a linha, observando a sombra dos peixes pela superfície do lago. Com um simples movimento de punho, semelhante a uma pesca real, você lança a isca. Com os botões A e B você pode dar mais ou menos linha, bem como movimentar o Remote para que a isca chame a atenção dos peixes. É claro que você não pode tencionar a linha demais, senão ela se quebrará. Exatamente como você faria em uma pesca real. Funciona bem.

Encerrando

É uma pena que Sega Bass Fishing seja tão curto e tão simples. Se ele tivesse modos de jogo mais interessantes e principalmente algum conteúdo online, talvez a experiência fosse mais rica e valesse mais a pena. Mas mesmo assim vale uma olhadinha, já que games de pesca são praticamente impossíveis de encontrar hoje em dia.

Nenhum comentário: