02 março 2008

Retrospectiva GC #01 - Luigi´s Mansion

Por Gustavo Assumpção
A partir de hoje, publicaremos todos os dias uma análise de game inesquecível do GameCube para relembrarmos os destaques desse console que pode não ter sido um sucesso, mas merece nosso carinho.

http://www.playaddiction.com/guias/luigismansion/logotipo_m.jpg

Quando o GameCube foi anunciado em agosto de 2000, todo mundo se surpreendeu com as imagens que mostravam Luigi em um game próprio enfrentando fantasmas em uma mansão mal-assombrada. Até então o game era apenas uma demo técnica para mostrar o potencial do console. Somente na E3 de 2001 o game reapareceu com um visual estupendamente bem trabalhado, deixando claro que teríamos em mãos um grande game ou no mínimo em um game histórico: a primeira vez que Luigi era protagonista.

Uma história maluca para um game engraçado

Para justificar a ausência de Mario, a Nintendo criou uma das histórias mais divertidas de toda a sua histéoria: Luigi todo atrapalhado como é, participou de um concurso e acabou ganhando como premio uma mansão. O bigodudo decide então se mudar e combina com Mario o feito. Só que quando Luigi chega na mansão, não encontra Mario no lugar marcado. Ele então chega a uma conclusão: Mario só pode ter sido raptado! Luigi decide então enfrentar os fantasmas da mansão para conseguir salvar seu irmão querido.

Uma jogabilidade inteligente mas complexa demais

Assim que Luigi entra na mansão, um pesquisador maluco o professor E. Gadd oferece alguns itens que vão ajudá-lo na jornada: um inter comunicador (o Game Boy Horror) e um aspirador de pó que tem a capacidade de derrotar os fantasmas.

O grande objetivo em Luigi´s Mansion é destruir os fantasmas e ganhar dinheiro para poder avançar no game. Para quem pensa que detonar os fantasmas é coisa fácil, está muito enganado. Esse é o ponto de maior criticas com relação ao game: seus controles extremamente complexos, difíceis até para os mais simples comandos. Controlar a câmera e Luigi não é fácil.

http://www.the-nextlevel.com/reviews/gamecube/luigis_mansion/screen2.jpg

Para derrotar os fantasmas, o jogador deve apontar a lanterna para ele. Assim que o fantasma começar a piscar e um contador aparecer, basta acionar o aspirador com o botão R e mover com o botão C o personagem para o lado que o fantasma se mover, evitando que ele fuja. Uma vez capturado o fantasma pode render itens ou dinheiro ao jogador.

Visualmente interessante

O visual de Luigi´s Mansion é um dos grandes trunfos do game. Apesar de ter alguns problemas técnicos, principalmente algumas pequenas quebras de polígonos e algumas texturas pobres e mal trabalhadas, o visual ganha o jogador pela excelente animação, que dá vida a caça aos fantasmas feitas por Luigi de uma forma brilhante. Outro destaque no visual são os efeitos de luz responsáveis por um grande e fabuloso ambiente. A trilha sonora também não decepciona com composições fantasmagóricas e muito imponentes.

Recepção da crítica e do público

Reviews
Publicação Nota
Edge 8 de 10[22]
Electronic Gaming Monthly 7.5 de 10
Famitsu 34 de40
Game Informer 9 de10
GameSpot 7.9 de 10
GameSpy 75 de 100
IGN 7 de 10
Nintendo Power 4 de 5

Luigi´s Mansion foi o segundo game do GameCube a atingir 1 milhão de cópias (o primeiro foi Super Smash Bros. Melle). Ao todo o game atingiu o número de 3,5 milhões de unidades vendidas (2,6 nos Estados Unidos, 0,4 no Japão e 0,5 na Europa), sendo portanto o quinto game mais vendido da história do console. Já a crítica não recepcionou o game tão bem assim. O game acabou obtendo notas entre 7 e 8, principalmente por culpa da curta duração e da falta de replay do game, que enjoa rapidamente. No quadro ao lado, as principais avaliações pelo mundo.

Game bom merece continuação


Apesar de curto, Luigi´s Mansion é uma experiência muito intensa. Cada uma de suas pouco mais de 5 horas de jogo, são muito divertidas de serem aproveitas. Apesar disso fica claro que o game não mostrou todo o seu potencial. Uma versão para o Wii é preterida por todos, mas parece fora dos planos da Nintendo. Para qualquer dono do GameCube ou para todo Gamer Hardcore é um game fundamental, divertido e mesmo com seus problemas consegue ganhar o jogador e prendê-lo.



Nenhum comentário: