30 março 2008

Review: Super Smash Bros. Brawl

Por Danilo

http://img62.imageshack.us/img62/8978/ssbb21tr.jpg

Não é novidade pra ninguém que SSBB foi um dos games mais aguardados da atualidade. O motivo de tanta ansiedade se deve ao grande número de adiamentos que o game sofreu somado com a inteligente e forte divulgação da Big N e o time de feras que trabalhou nessa obra sem esquecer é claro da polêmica aparição de dois personagens não- Nintendo jogáveis: Solid Snake e Sonic the Hedgeog.

O clássico se renova.

O game conta com a mesmíssima fórmula de seus antecessores: até quatro jogadores duelam em uma arena na qual o objetivo é tirar o oponente da tela. Quanto maior o dano, mais longe o personagem é arremessado pelo efeito do golpe recebido, inclusive um ponto importante é que a forma de causar dano não se limita só a golpes, mas também aos cenários que se modificam e aos itens velhos e novos que ajudam na briga, entre eles: os antigos Koopa Shells, a Super Scope e as Pokéballs e os itens estreantes, Assist Trophies( funcionam como Pokéballs, mas personagens da Nintendo dão uma força no lugar dos Pokémon) a Super Spicy Curry que deixa o personagem com um bafo de pimenta descontrolado que queima os oponentes e a Dragoon de Kirby Air Ride com um ataque monstruoso. Mas o grande destaque fica pra Smash Ball que após coletada dá poder para que seu personagem use um ataque especial esmagador digno de games de luta, muitas vezes fatal.

Claro que as inovações não ficam só por conta de itens, agora é possível duelar com pessoas do mundo inteiro, através da Nintendo Wi-fi Connection ou até mesmo assistir lutas de outros competidores e apostar moedas no vencedor (elas servem para adquirir trophies). Outras façanhas da rede da Nintendo, é poder enviar fotos salvas (sim dá pra recordar os momentos hilários das telas de pausa do jogo) e estágios criados no Stage Builder.

http://www.gamebump.com/images/upload/f1kwzegd1meeej38fxwl5g83.jpg

Mas pra quem não pode ou não quer se conectar a diversão também é garantida tanto no modo Brawl ( Multiplayer ) quanto no modo Solo que inclui uma enorme variedade de modos de jogo, alguns deles são os já conhecidos Classic Mode e All Star Mode, o Target Smash, o Adventure que está muito melhor que em Melee (dessa vez tem um enredo) e o novo Boss Batles, que é uma espécie de survival contra os dez chefes do modo adventure. E aqueles que reclamavm que SSB era fácil, poderão se deliciar no novo nível de dificuldade Intense.

Por uma questão de polígonos.

Os gráficos de Brawl estão lindíssimos, muito superiores aos de Melee ( o vídeo da GameTrailers postado aqui mostra bem isso) com incríveis efeitos de luz e sombra e personagens visualmente perfeitos. Detalhes como a jeans do Mario e os pêlos do Donkey Kong foram ampliados em Brawl, e Link está visualmente mais bonito até que em Twilight e até adotou seu loiro claro de novo. Os cenários estão belíssimos, alguns com detalhes lindos como o Lylat Cruise com naves passando e guerrando no fundo, teremos também a chance de lutar nos Melee Stages, pra quem não jogou a versão de Cube ou pra quem quer relembrar.

O grande pecado nos gráficos fica por conta daquela colisão de polígonos que já é quase marca registrada na série, mas que deveria certamente ter sido consertado nessa versão além de alguns raros porém existentes slowdowns... mas isso acaba passando despercebido diante da tamanha grandiosidade do game.

http://cache.kotaku.com/assets/resources/2007/08/pokemontrainerssbb.jpg

O Som também merece destaque, melodias maravilhosas estão nesse game, desde as novas feitas para o Brawl, até clássicas originais de games antigos incluindo as músicas de Sonic e Metal Gear. Elas são muitas, com opções para destravar mais ainda coletando os CDs que estão pelas fases, corra porque eles somem rápido.


4 ways to play

Já havia sido há um bom tempo divulgado que Brawl poderia ser jogado de quatro maneiras diferentes, a pergunta é: Qual funciona melhor? Os já gastos controllers de Gamecube são a melhor pedida para os já veteranos na série, principalmente pelo fato de ser a mesma maneira de se jogar o Melee. Para os novatos a escolha seria o Classic Controller, e por nem todos terem um Gamecube e pelo fato de ter um analógico melhor.

O Wii - remote + Nunchuk vale para os aventureiros já que é estranho demais pular no direcional pra cima ou no botão C. Agora o grande ruinzão mesmo é o Wii- Remote na horizontal, pois fica duro, com poucos botões e os mesmos sendo de difícil acesso, escolha essa opção se ela for realmente a única, não chega a ser horrível, mas com tantas opções é melhor passar longe dessa. Vale lembrar que todas as possibilidades tem função de mapeamento de botões, que podem inclusive ser armazenados junto com um nome (aparece na cabeça do seu personagem no lugar de P1) em um Wii - Remote pra levar a sua configuração para a casa de amigos.


Roteiro cinematográfico.


http://www.benintendo.be/wp-content/uploads/2007/06/super-smash-bros-brawl-20070615025011781.jpg

Todos os personagens de Brawl tem participação no modo adventure nomeado em Brawl por Supspace Emissary. Nele sua missão e salvar o mundo do caos Sub-espacial, promovido pelo Ancient Minister( pesonagem inédito feito exclusivamente pro Brawl ). Você joga com nada menos que todos os seus personagens preferidos, todos mesmo, pois não dá pra escolher e você joga pelo menos uma vez com cada um... o elenco gigantesco inclui já com os secretos: Mario, Link, Kirby, Pikachu, Lucario, R.O.B, Samus ( Zero Suit Samus), Peach, Zelda/ Sheik, Pit, Luigi, Yoshi, Bowser, Ike, Mr. Game & Watch, Olimar, Captain Falco Lombardi, Fox Mccloud, Sonic, Solid Snake, Marth, King Dedede, Meta Knight, Donkey Kong, Diddy Kong, Ganondorf, Wario, Pokémon Trainer( Charizard, Squirtle e Ivysaur), Ice climbers, Ness, Lucas e os três super secretos Wolf O'Donnel, Jiglypuff e o Toon Link de Wind Waker, eta elenco grande!. E isso são só os jogáveis. O modo Adventure conta com momentos - surpresa como a dupla identidade do Ancient Minister, e chefes gigantescos como Rayquaza e o Meta Ridley de Metroid. É emocionante ver todos reunidos, ainda mais com os vídeos entre as fases, a Nintendo bem que poderia investir numa série assim, ficaram ótimas as animações. Quem sabe futuramente?

Coletânea pra ninguém botar defeito.

Brawl é magnífico como game, simplesmente esplêndido, na minha opinião melhor que Galaxy (nota do editor - somente para Danilo o game é melhor que Brawl, os outros membros do blog consideram Galaxy melhor), mas também merece destaque como coletânea, é possível destravar músicas, demos de games antigos, vídeos pra rever (do adventure, eles são alternativos é preciso jogar mais de uma vez pra liberar todos), trophies, Stickers (podem ser usados pra equipar seus personagens no modo adventure,semelhante a um RPG).

Pra quebrar o clima de perfeição vou citar uma coisa chata, os loadings, enormes, enormes mesmo, depois de um tempo são um pé-no-saco, mas dá pra engolir. Se você for fã da Big N, vai se sentir em casa e perceber que aqui nesse game a nostalgia é esbanjada, e já um clássico da nova gerção e do Wii. Imperdível.




Um comentário:

Gustavo Assumpção disse...

Parabéns pelo Review: preciso, coerente e muito gostoso de ler!