24 março 2008

Retrospectiva 64 #1- Super Mario 64

por Kleber, Grande tobi...




O jogo que nos ensinou como jogar.

O primeiro título do Nintendo 64 a sair nos mostrou um mundo novo a ser descoberto: 3D. Essa obra prima de Miyamoto se tornou a base para quase todos os jogos nesse gênero até hoje, mais de 10 anos depois.

Controlando Mario, você tem um Mushroom Kingdom inteiro apenas dentro de um castelo. Com um sistema perfeito e uma mecânica que beira a divindade, você tem novos pulos e golpes a sua disposição, assim como novos power-ups. Seja lá quem você é, esse game merece ser jogado agora, tanto quanto foi na época, pois um clássico é sempre um clássico.

A trilha sonora:

Talvez a parte que mais decepcione no Game. Mesmo com as limitações do console, ele nos mostrou themes memoráveis e embalantes, assim como foi em todos os Marios. Para entender o que eu estou falando, jogue Mario Galaxy e babe nas trilhas sonoras de Mario 64 em suas versões orquestradas. Quanto aos efeitos sonoros, muitas novidades. Mario grita quando pula! A primeira vez que ouvimos o Bigode falar! Logo quando se liga pela primeira vez o jogo, pode checar o sonoro: 'IT"S ME...MARIO!' do encanador simpático.



Jogabilidade Genial ao Extremo!

Podem falar o quê quiser, mas um jogo que tem uma jogabilidade insuperável (a não ser por os jogos da mesma franquia) à mais de 10 anos não pode levar uma nota menor que 10 nesse quesito. É como falam por ae, se Galaxy usou todos os outros marios como experiência na sua criação, esse aqui foi o mais visado.
Esse jogo não apenas é genial, como criou novamente um padrão para jogos a ser seguido. Juntamente com Zelda Ocarina Of time, esse jogo mostra o poder do 64 para criar jogos magníficos.



Inovação:

É o primeiro jogo do Gênero própriamente dito. É um dos jogos mais inovativos da indústria que se tem conhecimento até hoje, talvez o mais inovativo. Como diria um amigo meu, um jogo que inova não cria um ambiente apenas para ele, mas cria um ambiente a ser seguido. Assim como Mario fez no NES, esse fez no 64, começando uma nova saga do Mario, que alcançou o ápice a pouco tempo com o brilhante Super Mario Galaxy.




Diversão:

Jogos do mario são sinónimo de diversão. Para as pessoas da época, esse era um jogo completamente novo a ser explorado, um mundo a ser descoberto. Se você não consegue passar as fases, saia pulando por ae e babe com a física do jogo...coisa de louco.
Simplesmente é um jogo abrangente, pode pegar do mais novo ao mais experiente, do mais Casual ao mais Hardcore, e dar doses impensáveis de diversão para eles.
Quem diria que você iria rir com o seu primo morrendo em uma piscina de lava? Pois é Miyamoto, obrigado por esta obra prima!

Atmosfera



A Atmosfera de um jogo é a capacidade de nos mostrar o diferente no mesmo jogo. De nos encantar com a mesma fase mais de 10 vezes, de nos deixar pasmos com um ambiente tão perfeito. Mario 64 não faz isso de maneira surpreendente como Ocarina, mas faz da Maneira a ser feita. Você tem desde dunas até fases completamente aéreas a sua disposição quando você avança no jogo. Todas tem sua música própria e um ambiente que vale por um jogo inteiro.


O Ponto alto do jogo é a inovação e a genialidade que eles no trouxe. O ponto baixo é que ele era uma esperiência muito nova e acabou trazendo muitos Glitchs e erros nas fases.

Inovação: 10
Jogabilidade: 9,8
Trilha sonora: 9,0
Atmosfera: 9,2
Diversão: 9,5


GERAL: 9,6![Escolha Gamer Nintendo]

Lembrando que o Game é disponível no Virtual Console. Até a próxima!

11 comentários:

Anônimo disse...

o super mario 64 é extremamente dificil tem 120 fases.

Anônimo disse...

super mario galaxi é totalmente diferente tem 180 fases para salvar a princesa rosallina

Anônimo disse...

no super mario 64 consegui salvar 3princesa a peach,dayse,rosallina e no total são 420 fases

Anônimo disse...

no super mario 64 consegui salvar 3princesa a peach,dayse,rosallina e no total são 420 fases

Anônimo disse...

Bjus te amo

Anônimo disse...

Bjus te amo

Anônimo disse...

Bjus te amo

Anônimo disse...

sou sua vadia do sexo

Anônimo disse...

sou sua vadia do sexo

Anônimo disse...

sou sua vadia do sexo

Anônimo disse...

quer uma boquete?