21 março 2008

Absolutamente tudo: Mario Kart Wii

Por Gustavo Assumpção

27 de Abril de 2008. Essa data pegou praticamente todo mundo de surpresa. Poucos imaginavam que teríamos tão cedo um novo game Mario Kart saindo, ainda mais para o Wii.
Como todo game da série é garantia certa de muita diversão, a expectativa em cima da versão Wii é imensa. Como muitos sites internacionais já tiveram a oportunidade de jogar e opinar sobre ele, fizemos um apanhado de todas as informações para você descobrir todos os detalhes do game. Com vocês, Mario Kart Wii!

Seguir a formula ou inovar?

Desde a primeira aparição na E3 2007, quando surpreendeu a todos mostrando que usaria motos além de karts, Mario Kart Wii vem evoluindo de maneira espetacular. Quase toda semana novidades bombardeiam os sites de notícias internacionais. A divulgação de um personagem novo, de uma artwork, uma declaração da equipe de produção... E assim foi com os 12 jogadores no modo online, o modo que possibilita chat, e mais recentemente a confirmação da data de lançamento para 27 de abril nos Estados Unidos, muito antes do que a maioria das pessoas esperavam.

Toda série que é adaptada para o Wii desde o seu início tem uma grande dificuldade. Adaptar um esquema de controles que já está praticamente consolidado (com é o caso da série Mario Kart) a um sistema completamente novo é muito complexo. Mas parece que uma boa equipe consegue fazer isso tão bem que até melhora as características principais do original (vide Mario Galaxy e Pro Evolution Soccer 08 por exemplo). Com MK Wii, os controles ainda não são bons, mas possuem defeitos.

Estarão disponíveis, cinco formas diferentes de se controlar os Karts (repetindo o trabalho bem-sucedido de Brawl). A tradicional é a que usa o Remote acoplado a um acessório chamado Wii Wheel, que acompanhará o game nos Estados Unidos. Ele nada mais é que um suporte de plástico que dá maior mobilidade ao jogador ao transformar o controle em um tipo de volante. Quem testou garante que funciona, mas não é essencial para a jogabilidade (a UbiSoft tinha feito um acessório parecido logo no lançamento do Wii em novembro de 2006 para o game GT Pro Series, mas ela não foi feliz).

Quem teve a oportunidade de controlar com o Remote diz que a resposta é boa e que ele é adequado. A diferença entre Karts e Motos também é sensível. Karts são mais pesados e fáceis de controlar. Já as motos oferecem uma grande liberdade e velocidade, mas são mais independentes. Porém, om elas, é mais fácil vencer. Cada um deles exige um controle diferente. Nada de tentar usar o mesmo estilo das motos com os karts que você pode se dar mal. Outra coisa interessante é que não há mais aqueles turbos trapaceiros que podiam ser usados nas retas dos outros games da série que quando dominados acabavam com o desafio e tornavam o jogo extremamente fácil. No geral podemos dizer que os controles funcionam bem, apesar de serem complexos com o WiiWheel + Remote e muito simples com o controle do GameCube. Qual será sua escolha, é um problema que você terá que decidir. A Inteligência Artificial também precisa ser lapidada. Em seu hands-on, o site americano IGN.com criticou a facilidade das primeiras pistas e deixou claro que o game precisa mudar até o lançamento. Chegou a dizer que a nota do game não passaria de 7.8 se ele saísse com esses defeitos.

Visual contestado

Outro aspecto muito criticado de MK Wii é o visual. Apesar de rodar em 60fps, o que garante uma velocidade enorme, o acabamento visual ainda deixa muito a desejar. Há muita luz sobre os polígonos, as texturas não são extremamente definidas e a animação dos personagens ainda deixa a desejar. Porém é preciso esperar um pouco mais. Todos os games lançados pela Nintendo tem um acabamento visual próximo da perfeição. É só reparar Galaxy e Brawl, dois dos games mais bonitos do console. Mu

ita água esta rolando e vai rolar, então é bobagem falar antes da hora.

Modo Single-Player

Apesar do modo multiplayer (principalmente o Battle que falaremos mais tarde) oferecer muita diversão, é no modo principal que realmente MK mostra todo o seu potencial. Até agora, pelas informações confirmadas, MK Wii terá 32 pistas diferentes. 16 delas vêm de outros games da série e as outras 16 são completamente inéditas. Esse equilíbrio entre novidade e reedição, apesar de contestável, deve ser elogiado. Dessa forma, muita gente pode ser atraída porque aquela sua pista favorita está presente.

Novamente estão presentes três categorias: 50cc, 100cc e 150cc e oito copas diferentes. Quatro delas estarão disponíveis logo no início e as demais poderão ser destravadas. As pistas confirmadas até o momento são:

  • Novas:
    “Mushroom Cup”
    Luigi Circuit
    Moo Moo Country
    Mushroom Canyon

    Toad Factory

    “Flower Cup”
    Mario Circuit
    Coconuts Mall
    DK Snowboard Cross
    Wario Mines

  • Antigas:
    “Shell Cup”
    GC
    Peach Beach
    DS Yoshi Falls
    SNES Ghost Swamp 2
    64 Mario Circuit

    “Banana Cup”
    64 Sherbert Land
    GBA Hey Ho Beach
    DS Monty Town
    GC Waluigi Stadium.

As pistas novas, como você já viu, incluem a Luigi Circuit, que acontece dentro de um estádio; Moo Moo Country, uma fase bucólica cheia de bovinos pastando; Mushroom Canyon, que traz um desfiladeiro; e Toadstool Factory, que se caracteriza pelas engrenagens, na Mushroom Cup. As outras são pistas como a Mario Circuit, uma tradicional pista básica de dificuldade modesta, além da Coconut Mole, Donkey Kong Snowboard Cross e a Wario Mines.

Apesar de alguns problemas na AI apontado pelo IGN em seu preview (onde citaram que o modo 50cc chega a ser ridículo), o Single Player do game tem um grande potencial. Dificilmente as novas pistas não serão boas e as reeditadas são as melhores da série (vide Waluigi Stadium, a melhor pista de Double Dash!!). Pena que 27 de abril parece tão longe...

O modo Battle

Em todo Mario Kart, o modo Battle está entre os preferidos dos gamers. Offline, até 4 jogadores poderão se enfrentar nas arenas com mais oito personagens controlados pelo CPU que deixam completamente frenético o esquema de jogo. Um jogador também pode medir forças com 11 personagens controlados pela máquina. Os jogadores são divididos em dois grupos de 6, em dois grupos: azul e o vermelho. Online, 12 pessoas podem se enfrentar, também divididos em dois grupos.

Nesse modo haverá uma grande capacidade de customisação. Será possível escolher karts ou motos, a dificuldade dos personagens controlados pela CPU, além de configurações das pistas e dos itens. Tudo para deixar a disputa equilibrada. Existem dois sub-modos de jogo no Battle: o Baloon Fight e o Coin Runners.

No Baloon Fight cada kart inicia a disputa com três balões amarrados em sua traseira. Cada vez que seu personagem é atingido ele perde um dos balões. Se perder todos, já era, você está eliminado. No Coin Runners não há balões: os jogadores devem capturar o máximo de moedas espalhadas pelo cenário que conseguirem. Se for atingido por algum item, você perde algumas moedas. No fim, quem tiver mais dinheiro, vence. Serão 10 arenas diferentes, sendo cinco inéditas:

Block Plaza – Parecido com a Block Fort de MK 64, mas é mais complexa
Delfino Pier – Inspirado no mesmo local de Mario Sunshine
Funky Stadium – É o favorito do IGN. Ambientação da série Donkey Kong
Chain Chomp – É uma espécie de roleta e com os Chomps atrapalhando os corredores
Thwomp Desert – Conta com um redemoinho no deserto com um Thwomp gigante

Já as arenas clássicas incluem a SNES Battle Course 4, GBA Battle Course 3, N64 Skyscraper, GC Cookie Land, DS Twilight House. Fica claro que a Nintendo escolheu as pistas mais desafiadoras e que funcionam melhor com bastante gente jogando. Os controles e a mecânica da jogabilidade são as mesmas do modo principal. Claro que esse modo deve ser fantástico online, mas só poderemos testar após o lançamento em abril.

Personagens e itens


A Nintendo não foi tão generosa em Mario Kart como foi em Brawl. Até agora poucos personagens foram confirmados. Como sempre eles possuem características diferentes, alguns são mais leves e rápidos, outro mais pesados e estáveis.Entre os confirmados estão a possibilidade de se correr usando Miis, além dos personagens habituais claro. Acompanhe a lista:

Sim, a Nintendo foi bastante conservadora. Preferiu não adicionar personagens muito diferentes, nem personagens fora da série Mario (nada de Sonic e Snake!). Muitos dos characters presentes em Double Dash!! Ficaram de fora.

Entre os itens, teremos muito poucas adições novas. A maioria das novidades vem dos outros games da série. Veja as imagens:

37034_RMC_I_triplemidorikoura_ad_psd_jpgcopy37033_RMC_I_tripledashkinoko_ad_psd_jpgcopy37032_RMC_I_triplebanana_ad_psd_jpgcopy37031_RMC_I_tripleakakoura_ad_psd_jpgcopy37030_RMC_I_togezokoura_ad_psd_jpgcopy37029_RMC_I_thunder_ad_psd_jpgcopy37028_RMC_I_star_ad_psd_jpgcopy37027_RMC_I_powerfuldashkinoko_ad_psd_jpgcopy37026_RMC_I_powblock_ad_psd_jpgcopy37025_RMC_I_midorikoura_ad_psd_jpgcopy37024_RMC_I_killer_ad_psd_jpgcopy37023_RMC_I_kaminarigumo_ad_psd_jpgcopy37022_RMC_I_itembox_ad_psd_jpgcopy37021_RMC_I_gesso_ad_psd_jpgcopy37020_RMC_I_fakebox_ad_psd_jpgcopy37019_RMC_I_dashkinoko_ad_psd_jpgcopy37018_RMC_I_bomhei_ad_psd_jpgcopy37017_RMC_I_bigkinoko_ad_psd_jpgcopy37016_RMC_I_banana_ad_psd_jpgcopy37015_RMC_I_akakoura_ad_psd_jpgcopy

Mario Kart Channel

Uma das grandes novidades de Mario Kart Wii é que desde o seu lançamento, será disponibilizado um Channel exclusivo para o game que adicionará muita coisa nova. Através dele será possível (algumas coisas ainda não foram divulgadas):

  • Marcar partidas online
  • Liga online e ranking mundial;
  • Rankings locais;
  • Envie e receba Time Attacks online
  • Upload/Download de Ghosts
  • Bate-papo com frases pré-determinadas
  • Assistir corridas

Falta pouco


Com tantas adições, é praticamente certo que Mario Kart Wii trará diversão para todos os públicos e um modo online completo e desafiador. Mas é bom irmos com calma. Dificilmente ele conseguirá superar outros games da série. E dificilmente superará tecnicamente outros games do console. O visual não foi tão bem trabalhado, os controles não são perfeitos, mas Mario Kart é Mario Kart e vice-versa. Tenho certeza de que valerá a pena não só ter o game como passar horas e horas descobrindo todos os segredos de cada pista. Como fã da série, desejo que o fim de abril chegue nos trazendo Mario Kart, porque amamos mesmo é nos divertir, independente dos aspectos técnicos.

4 comentários:

Diego Souza disse...

NOSSA!

Primeira vez que visito seu blog e adorei, principalmente o review, está perfeito.
=D

Detalhe, ali na lista de personagens, ainda não está no site oficial, mas já pôde ser visto baby luigi, boo e daisy. Daisy não está na sua lista pelo visto, é pq só vi ela em um video e muito rápido.

Vlw ae
=D

Diego Souza disse...

Outra coisa, vc falou que muitos personagens do double dash ficaram de fora, mas quem confirmou isso? Eles podem ou serão secretos... nem tudo foi confirmado ainda, como fases e itens restantes... Bem... só queria deixar claro isso.

Flw

Anônimo disse...

É Wii-Luigi, mas uma parte da imprensa já avaliou o game (veja no site Eurogamer) e mais nenhum personagem está confirmado. Os que voce citou estão corretos, eu me esqueci.

Vlw
E continue acessando
Abraço

Neo Raph disse...

Parabens pela analise
e pela materia

esse Mario Kart promete
a Nintendo nunca decepciona