15 abril 2008

Nintendo Spring Summit 08: Lost Winds Preview WiiWare

Se o lançamento do Wii Ware não foi muito animador no Japão, parece que nos Estados Unidos a coisa será bastante diferente. Games como World of Goo e Defend Your Castle fará com que você esqueça de porcarias como Pokémon Ranch. E se esses dois jogos ainda não fossem o bastante, há ainda Lost Winds, desenvolvido pelo estúdio Frontier, uma prova de que no WiiWare os títulos podem ousar e expandir seus limites. Serão 43 megabytes. Durante o Nintendo Spring Summit, o IGN pode testar Lost Winds e aprender como são eficazes os controles ambientais, os quebra-cabeças, o que deixou uma excelente impressão.

No game, você joga com Toku, um garoto que pode usar o poder do vento para viajar em níveis 2D, resolvendo enigmas e derrotando inimigos. Enquanto seu personagem é controlado com o stick analógico do Nunchuck, ele não pode executar muitas manobras, apenas subir em plataformas ou saltar. É com o Remote que se faz o controle do mecanismo do vento. Isso é, você aponta o Remote para a tela, pressiona uma tecla e chama vários caminhos de vento para realizar manobras incríveis. Quando o jogo começa, essas manobras se resumem a rajadas, que fazem o personagem flutuar. Esse poder permite que você aponte para a tela, aperte o botão A e chame uma linha movendo ela para a direção que quiser. Dá a sensação de você estar desenhando. Você pode usar essa habilidade para alcançar plataformas, fugir de inimigos e resolver enigmas.

Há outros recursos, como o de Slow Motion. Ela atrasa a ação causando quase uma estagnação de movimentos. Há ainda dupla rajada e a possibilidade de atrair mais ventos de longe. Há ainda o uso de uma lanterna. Congelando com o vento e derretendo com o calor da lanterna, você pode derreter esse gelo. Apesar de parecer complexo, o game se desenvolve de maneira não menos que brilhante. Lembra Kirby Canvas Curse em alguns momentos, mas em outros parece algo completamente diferente.

O jogo como você pode ver é simplesmente fantástico nessa recriação de um ambiente florestal, com um ritmo lento, mas não no sentido ruim, e sim no sentido de introspecção, de pensamento. O visual e a trilha sonora são extremamente agradáveis. É de se surpreender com o resultado final de tamanha estilização e perfeição. É a principal prova de que os games do WiiWare podem sim ter qualidade. Apesar de curto, o game deverá levar três horas para ser concluído, o game custará apenas 10 dólares ou 1000 Wii Points. Se você paga 50 dólares para dez horas, porque não pagar 10 por três horas? Anote aí: Lost Winds tem tudo para ser o carro chefe do Wii Ware.

Um comentário:

Unknown disse...

Simplesmente fantástico. Queria um jogo desse completíssimo para o Wii.