04 abril 2008

Retrospectiva GameCube #12: Resident Evil 0



A série Resident Evil sempre foi uma das mais importantes dos games. Cada novo game anunciado é um alvoroço daqueles. Mas em uma das ocasiões, um dos games lançados não fez esse estardalhaço todo. Seu nome: Resident Evil 0. Pensado para o Nintendo 64 e posteriormente transferido para o GameCube o game foi sem dúvidas o menos cheio de pompas e de mídia entre todos. Mas será que ele é de menor qualidade ou não merece uma olhada com carinho. Não e você saberá o porque a partir de agora:

Um mais um são dois

Depois de um Remake fabuloso do primeiro game, que deixou todo mundo em dúvida se realmente era realmente só uma repaginação, o GameCube ganhou a versão Zero da série que mostra os acontecimentos exatamente antes da mansão em Racoon City. Controlando Rebeca Chambers e Billy Coen você deve descobrir os segredos por traz da implantação da Umbrella e como a situação chegou ao ponto que vemos no primeiro RE.

Com dois personagens diferentes, o grande trunfo do game é a alternação entre Billy e Rebeca. Por meio de um sistema criado exclusivamente para o game, era possível trocar de personagem a qualquer hora. Mas isso tinha que ser bastante planejado, já que qualquer troca em falso, seu outro personagem poderia ser

atacado, morrer e aí é Game Over! Esse sistema deu um dinamismo e uma pressão no jogador inéditos na série. Mas também fez com que o game se tornasse muito mais difícil, e em algumas vezes irritante. Nada que a quarta versão não tenha corrigido.

http://www.userrankings.com/images/screens/1362/6.jpg

A jogabilidade era a básica da série, mas com a atitude louvável de não usar nenhum enigma envolvendo caixas. A decisão acertada fez o game parecer menos idiota. Mas os controles são os mesmos do remake e ainda são duros e sem precisão. Fato que felizmente mudaria em ResidentE vil 4, verdadeira novela, cheia de atrasos que só sairia em janeiro de 2005.

Ah! O medo!

Sem dúvida alguma, o grande trunfo dessa versão é a ambientação. As partes do trem são algumas vezes perturbadoras. Há uma atmosfera extremamente assustadora e cheia de suspense. O homem bolha cheio de sanguessugas é uma coisa espetacular. Isso é feito em cenários extremamente detalhados, construções poligonais riquíssimas e uma fabulosa animação. Dá gosto de ver. A trilha sonora também é digna de elogios. Combina perfeitamente com a atmosfera do jogo adicionando um clima de tensão imenso em todo momento.

Crítica aprova, mas não com louvor

RE 0 vendeu muito bem no GameCube. As vendas totais passaram de 1,5 milhão de unidades. Nas avaliações da imprensa especializada, as opiniões divergiram. O IGN avaliou com 8.2 e o Gamespot com 8.0. A Nintendo Power deu nota 9.6 (exageradíssima como sempre). Mas a grande maioria das publicações avaliou o game com notas na casa de 8 (dos 68 reviews computados pelo GameRankings, 36 foram entre 8.9 e 8.0). Uma pequena parcela da mídia deu notas entre 5 e 6, com destaque para o Gamecritics (5.0).

Bom game, piorado com o tempo.

Resident Evil 0 é um game bastante interessante. Inovou a fórmula da série ao usar dois personagens simultâneos, conseguiu trazer uma experiência relativamente nova. Mas sem um brilho excessivo. Destaque para o visual e a trilha sonora, além claro aambientação. Demérito para a jogabilidade e a dificuldade nem um pouco humana. Mas mesmo assim, vale uma espiada. Ou melhor, espere o Remake que sai em breve para o Wii.

Nenhum comentário: