01 maio 2008

Homenagem Gamer Nintendo: Koji Kondo.



Já faz mais de duas decadas que o mundo se encantou com Super Mario Bros. No meio do pacote, um nome ainda desconhecido tocava a música que um dia viria a se tornar sinónimo dos video games. Este cara era Koji Kondo, compositor musical que acompanha a Nintendo desde seu começo, no NES.

Kondo nasceu na cidade de Nagoya, no Japão. Ele ingressou, apenas por diversão, na carreira musical quando jovem. Porém, depois de criar inúmeras músicas divertidas, ele decidiu começar a tocar profissionalmente e aos 17 anos de idade, começou um curso avançado de música clássica. Neste curso ele aprenderia a tocar vários instrumentos, e conheceria os nomes que comporam seu estilo. Ele era considerado por muitos um gênio, pela criatividade de sua composições.
Em 1980, ele ficou sabendo de que uma companhia nova no ramo de videogames, chamada NIntendo, estava procurando por músicos experientes. Embora Kondo nunca tivesse tido um pensamento de se juntar a uma companhia de videogames, ele decidiu dar uma chance a Nintendo. Foi contratado 3 anos depois, em 1983, para compor suas primeiras músicas. Kondo então descobriu como seria trabalhar na Nintendo, e pôde mudar para sempre a maneira de como jogamos algum jogo.



Kondo teria que se virar para fazer uma música alegre e conhecida, com apenas 4 tipos de sons diferentes, lembrando os instrumentos usados numa música. Dois pulsos monofonicos, usados para criar o toque que fica sobre os outros. Uma onda que poderia ser usada como um Baixo, e ainda outro som, usado como repercussão para suas composições. Tudo isso devido as grandes limitações do console da Nintendo. Mais tarde este descobriria como introduzir um quinto canal de audio, conhecido como o dos efeitos sonóros. Este canal não foi muito útilizado, e só alcançou seu máximo com 'Hip' Tanaka, na composição de Metroid.
Kondo se apaixonou pela empresa, e teve uma boa parceria com o deus dos Videogames, Miyamoto. Ele ficou conosco por todos os consoles, criando sempre as boas e recordáveis músicas. Apesar da sua limitaçao no NES, hoje ele cria as músicas com qualidade igual as encontradas em CD, e finalmente pode mostrar seu talento mesmo. Trihas como a de Super Mario Galaxy são consideradas perfeitas, e não há quem dúvide, ouvir a trilha sonóra da série Mario orquestrada não tem preço.



Seu primeiro trabalho em um jogo foi Duck Hunt. Super Mario Bros viria apenas um ano depois. Completamente seguro de seu trabalho, Koji já nunca fez uma trilha sonóra que não fosse aclamda. Até mesmo Paul Mccartney já declarou ser fã do Mestre. Então, já que você deve ser curioso para caramba, preparei um Top 10 com as melhores músicas de Kondo como despedida.

Nenhum comentário: